sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-Feira 13

De acordo com a numerologia, 13 significa infortúnio, azar, enquanto 12 é praticamente um talismã, algo considerado completo (são 12 meses, 12 signos, eram 12 apóstolos, etc....).

Naturalmente, todo dia 13 já é para os mais supersticiosos, uma data perigosa e marcada por azar. Uma Sexta-Feira 13 então, é uma data amaldiçoada carregada de energia negativa, tudo nesse dia está fadado ao fracasso. Vamos entender como essa loucura pode ter começado.

Uma das possíveis origens dessa história, começou no dia em que a ordem dos cavaleiros Templários terminou.

Os Templários eram cavaleiros da cristandade encarregados de proteger os peregrinos. Duas características relevantes da ordem, era a autonomia (eles respondiam diretamente ao Papa) e sua riqueza colossal, já que a ordem com séculos de pilhagem e outros tesouros acumulados, era isenta de pagar todos os impostos. Isso acabou despertando a cobiça de homens poderosos da Europa, dois deles, o Rei Filipe IV (Filipe o Belo) e o Papa Clemente V.

Por muito tempo, os dois arquitetaram um plano engenhoso para destruir os Templários e se apropriar do tesouro da ordem.
Embora não tenham conseguido achar uma unica moeda do lendário tesouro, o Papa e o rei conseguiram derrubar os cavaleiros.

Na sexta-feira 13 de Outubro de 1307 teve ínicio a caçada de sangue contra os Templários, eles foram acusados de heresia, condenados, capturados, torturados e executados. Um dos últimos cavaleiros a morrer, o Grão Mestre Jaques de Molay, enquanto queimava na fogueira amaldiçoou o Papa e o rei francês: "NEKAN, ADONAI !!! CHOL-BEGOAL!!! PAPA CLEMENTE... CAVALEIRO GUILHERME DE NOGARET... REI FILIPE: INTIMO-OS A COMPARECER PERANTE AO TRIBUNAL DE DEUS DENTRO DE UM ANO PARA RECEBEREM O JUSTO CASTIGO. MALDITOS! MALDITOS! TODOS MALDITOS ATÉ A DÉCIMA TERCEIRA GERAÇÃO DE VOSSAS RAÇAS!!!"

Coincidência ou maldição, menos de 40 dias depois o Papa estava morto, vítima de um problema de intestino, meses depois foi a vez do Rei Filipe IV, devido a um derrame cerebral.

Existe um conto nórdico, sobre um banquete para 12 deuses. Sabendo do jantar, o cruel deus Loki, não se contentando em entrar de penetra no banquete, ainda causou muita confusão por lá, uma delas acabou resultando na morte do deus Balder, o filho preferido de Odin, rei dos deuses. Desde então, convidar 13 pessoas para um jantar é considerado desgraça certa.


Cada cultura tem sua versão do inicio da lenda. Como esperado Hollywood explorou de todas as formas essa data mística.


Os filmes da série Sexta-Feita 13 contam à história do assassino serial Jason Vorhees. Quando criança, por descuido dos adolescentes monitores do acampamento Cristal Lake, Jason morreu afogado no lago. Anos depois, a mãe do garoto, Pámela Vorhess, ainda não conformada com o ocorrido, começou a assassinar os jovens que passavam pelo lago, principalmente os que estavam usando as drogas e fazendo sexo. Mas para o azar da velha, após atravessar o caminho de jovens não tão ignorantes como os demais, quem acabou morrendo foi ela. Perturbado com a morte da mãe, Jason retorna a vida como um imenso zumbi, sedento de vingança e pronto para continuar fazendo o trabalho da mãe.


Em pouco mais de 10 filmes, Jason matou nada menos do que 285 pessoas. E se depender da Universal Studios, esse número ainda crescerá, muito!


A força das lendas a respeito da sexta-feira 13 só fortaleceram com o passar dos séculos e tornou-se um evento associado á bruxas, maldições, demônios e desgraças.


Evidente que esses mitos não devem ser levados a sério, mas é espantosa a quantidade de pessoas que ainda hoje temem esse dia. Seja como for, um pouco de cautela nunca fez mal a ninguém.



Nai eleni siluvar tielyanna