O Santo Padroeiro
St. Patrick (ou São Patrício como é conhecido por aqui) foi um monge galês que viveu entre os séculos IV e V.
Durante a adolescência, Patrick foi capturado e vendido como escravo na Irlanda, fugindo seis anos depois (alguns dizem que ele fugiu com ajuda de Deus). Ao voltar para a sua terra natal, dedicou-se a vida religiosa.
Anos depois, ele retornou à Irlanda e começou a pregar o evangelho por lá, sendo o principal responsável pela cristianização da ilha.
Pensou no St. Patrick’s day, pensou em Irlanda. Pensou em Irlanda, pensou em cerveja. Uma coisa leva a outra... Seja como for, no dia 17 de março os irlandeses bebem mais cerveja do que costumam beber nos outros dias, se é que isso é possível.
O trevo de três folhas é um dos principais símbolos das festividades de St. Patrick. Para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) aos Irlandeses, o santo utilizava o trevo através de metáforas.
A cor verde também é fortemente associada ao dia (e ao santo). Acontece que a primavera começa no hemisfério norte durante essa época, e verde é a cor que representa a estação (além de também ser a cor do trevo). Lembrando também que a Irlanda é conhecida como a "Ilha Verde", então nada mais natural que as pessoas usarem essa cor no dia do santo padroeiro do país.
Curiosamente, um dos símbolos atuais de St. Patrick é o leprechaun (duendes que escondiam tesouros no final do arco-íris). Acredita-se que isso seja influência da cultura celta, a qual os irlandeses faziam parte no passado, o que é justificável, já que St. Patricks’s day é hoje uma festa que mais homenageia a cultura irlandesa do que o santo em si.
Além de pintar trevos de três folhas e se vestir de verde, esse feriado ficou marcado na Irlanda como um dia para celebrar a amizade com festas, danças, muita comida e muita, mas muita cerveja (e cerveja verde, de preferência!).
A festa se espalhou por países com descendência Irlandesa, aonde acontecem desfiles e outras homenagens ao santo.
Na Irlanda a festa dura cinco dias. Por envolver farra e cerveja, a festa vem ganhando muito espaço aqui no Brasil desde 2007, em cidades como Belo Horizonte (aonde a descendência Irlandesa é considerável) e São Paulo (aonde a descendência... De qualquer coisa é considerável).
Fhéile Pádraig
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.