terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Wyrd bi õ ful araed

“... não controlamos nossa vida. As três fiandeiras tecem nossos fios. Wyrd bi õ ful araed, dizemos, e é verdade. O destino é inexorável. No entanto, se o destino decreta e as fiandeiras sabem qual será o decreto, por que fazemos juramentos? É uma pergunta que me assombrou durante toda a vida, e o mais perto que cheguei de uma resposta é que os juramentos são feitos por homens, ao passo que o destino é decretado pelos deuses, e que os juramentos são a tentativa dos homens de determinar o próprio destino. No entanto, não podemos decretar o que desejamos. Fazer um juramento é estabelecer um curso, mas se os ventos e as marés do destino forem fortes demais, o leme perde seu poder”.

- Lorde Uthred (Crônicas Saxõnicas – Volume V: Terra em Chamas)



Senhoras do Destino

De acordo com a mitologia escandinava (também conhecida como mitologia nórdica, viking ou germânica), há três velhas deusas tecendo o destino de todos os homens e mulheres. Elas são chamadas de Nornas, ou apenas como “as fiandeiras”.

As três teriam nascido na Urd, a fonte da vida aonde cresce a colossal árvore que sustenta o mundo, conhecida como Yggdrasill.

A função das três fiandeiras é através do seu poder divino, tecer os fios que traçam nossos destinos, controlando a sorte, o azar e o acaso na vida dos homens e dos deuses.

Por essa razão, muitos homens acreditavam que os frutos da Yggdrasill guardavam as respostas das grandes perguntas da humanidade. Não se sabe se esse era um efeito involuntário causado pela presença das Nornas ou apenas um capricho das três velhas deusas. Entretanto, conseguir esses frutos não era uma tarefa fácil, uma vez que eles eram protegidos pelas Valkyrias, guerreiras semi-deusas filhas do próprio Odin.

Era bastante comum durante os partos, as mães e as parteiras pedirem bênçãos das Nornas, já que eram elas que traçariam o destino da criança que estava nascendo.


As três Fiandeiras

Urd – com a aparência de uma idosa, Urd era a guardião do passado e dos mistérios antigos. Era uma deusa presa a sentimentos como saudade e rancor.

Verdandi – guardiã do presente, das escolhas e da continuidade. Apresentava-se na forma de uma mãe.

Skuld – apresentava-se com uma jovem virgem, era guardiã do futuro, das profecias e do destino.


A crença atual nas Nornas e no Destino

"E uma das Fiandeiras pegou o meu fio. Gosto de pensar que ela hesitou, mas talvez não tenha hesitado. Talvez tenha sorrido. Mas, quer tenha hesitado ou não, empurrou sua agulha de osso na trama mais escura".

Na Noruega, comemora-se no 29 de dezembro o dia das Nornas. A crença nas fiandeiras e em outros oráculos ainda existe pelo mundo, mesmo que hoje, muitas pessoas considerem o futuro mutável.

Acreditar que tudo que acontece na sua vida é obra dos deuses, do destino ou de uma força maior, é comodidade, do mesmo jeito que é arrogância (ou ingenuidade) acreditar que os homens são os únicos senhores do próprio destino.

Nossas escolhas são reflexos de quem nós somos, e são as suas conseqüências que irão ecoar pelo resto de nossas vidas. Mas não seja ávido em julgar que uma pessoa “teve aquilo que merecia”. Existem forças maiores atuando nesse mundo e elas nem sempre se importam com o nosso caráter, nossos planos, nossas necessidades ou com as escolhas que fizemos.


Wyrd bi õ ful araed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.