quinta-feira, 12 de maio de 2011

Valquírias - Espíritos da Guerra

Já faz um bom tempo que eu não escrevo alguma coisa sobre mitologia nórdica aqui, o que é uma heresia!

Aproveitando que o tema está na moda, graças ao filme do Thor (que vergonhosamente eu ainda não assisti), resolvi postar alguma coisa sobre o assunto aqui.

Mas eu não vou falar sobre o Thor (que nem é meu Aesir preferido) e nem sobre o Mjolnir, que é uma arma mais interessante do que seu portador. Vou falar sobre as Valquírias, as personagens mais legais desse fantástico universo mitológico.


Valquírias (ou Valkyrja, que significa "aquelas que escolhem os que vão morrer), são espíritos guerreiros, deusas menores, filhas e servas de Odin.

Além de atuarem como mensageiras de Odin e guardiãs do palácio Valhalla, essas poderosas e belas guerreiras eram responsáveis por guiar as almas dos mortais assassinados em batalha para Valhalla, onde seus espíritos (chamados de Einherjar) passariam eras desfrutando de banquetes, batalhas e sexo, despertando apenas para lutar ao lados dos deuses contra as forças da escuridão no Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e apocalipse nórdico.


Assim como as Nornas eram as divindades guardiãs do destino, as Valquírias eram consideradas deusas da guerra pelos povos nórdicos, que faziam sacrifícios (geralmente de animais) em nome delas.


Aparentavam-se jovens mulheres, a maioria com cabelos loiros ou ruivos e olhos claros, de beleza sobrenatural. Algumas trajavam armaduras completas, enquanto outras se protegiam apenas com elmos e peitorais, e outras ainda dispensavam qualquer tipo de proteção. Praticamente todas usavam lanças e escudos e cavalgavam montarias aladas, no entanto, existem raros relatos de Valquírias portadoras de asas angelicais.


Os nórdicos também acreditavam que as auroras boreais eram reflexos das Valquírias cavalgando sobre o céu e diziam que em momentos de necessidade, as Valquírias abençoavam mortais com bravura e força de vontade, despertando o herói que existe dentro de cada um de nós.


Brunhild

A mais famosa de todas as Valquírias, sem dúvida foi Brunhild. Tudo começou quando ela desobedeceu Odin e salvou a vida do rei Sigmund (que era filho de Odin), o velho deus por alguma razão queria ver o próprio filho se estrepar, mas a Valquíria interveio e salvou o rei.


Odin então matou ele mesmo o rei Sigmund e castigou Brunhild, a deixando inconsciente e rodeada por um círculo de fogo. Mais tarde, por ironia do destino, Siegfried, um dos mais poderosos guerreiros da mitologia nórdica (e filho de Sigmund...) atravessou o círculo de fogo e despertou Brunhild com um beijo.

A história completa de Brunhild e Siegfried pode ser lida nos livros O Anel dos Nibelungos e A Saga dos Volsungs. Existe uma versão cinematográfica recente de O Anel dos Nibelungos, chamado A Maldição do Anel. Mas no filme Brunhild é uma princesa islandesa e não uma Valquíria.

Além de Brunhild, as outras Valquírias eram Sigrun ("runa da vitória"), Kara, Mist, Skogul ("batalha"), Prour ("força"), Herfjotur ("grilhão de guerra"), Raogrior ("paz do deus"), Gunnr ("lança da batalha"), Skuld ("aquela que se torna"), Sigrdrifa ("nevasca da vitória"), Svana, Hrist ("a agitadora"),Skeggjold ("usando um machado de guerra"), Hildr ("batalha"), Hlokk ("estrondo de guerra"), Goll ou Göll ("choro da batalha"), Randgrior ("escudo de paz"), Reginleif ("herança dos deuses"), Rota ("aquela que causa tumulto") e Gondul ou Göndul ("varinha encantada" ou "lobisomem").

Wyrd bi õ ful araed

3 comentários:

  1. muito doida essa paradade walkiias

    minha sobrinha tambem e uma walkiria:
    a GORDA

    ResponderExcluir
  2. Walkiria, "a Gorda"

    Hehe, sua sobrinha tem um nome muito legal.

    Só não sei se ela ia ficar contente com o título. (:

    ResponderExcluir
  3. Estou pesquisando sobre as valquírias... Vc sabe me informar o nome de um filme k no enredo uma valquírias k tem uma tatuagem mágica de um dragão, salva o herói da história c essa tatuagem, obrigada!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.