sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Halloween - O Dia dos Mortos, das Bruxas e de Todos os Santos

Halloween é um evento milenar, cuja origem é mais antiga que Jesus Cristo. A festa passou por muitas fases até ser a que nós conhecemos hoje. Entenda como uma noite de homenagear os mortos se transformou no dia em que as crianças se fantasiam de monstros e saem para pedir doces.



Celtas - Os criadores da festa

Para entender como o Halloween começou, vamos antes falar sobre os Celtas. Quem são os Celtas?

Celtas (do grego Keltoi, que significa "Bárbaros") são os povos que viviam no oeste europeu de 2.000 há 3.000 anos atrás. Eles viviam principalmente nas ilhas Britânicas (Inglaterra, Irlanda e Escócia), na Gália (região hoje conhecida como França, e partes da Alemanha, Bélgica e Itália) e no norte da península Ibérica (partes de Portugal e da Espanha).

Algumas das características mais marcantes nos povos Celtas:

- Os celtas eram Pagãos (diferente dos cristãos e judeus, os pagãos acreditavam em vários deuses) e tinham uma forte ligação com a natureza;

- Apesar de serem bem instruídos na filosofia, geografia, astronomia e religião, eles eram proibidos de escreverem sobre seus conhecimentos ou cultura. Todo conhecimento deveria ser passado oralmente;

- Homens e mulheres eram vistos igualmente. Nenhum tinha mais direito do que o outro. Diferente de outras culturas, mulheres Celtas podiam viver como caçadoras ou guerreiras se assim quisessem, essas tarefas não eram restritas aos homens;

- Os famosos Druidas, eram sacerdotes, juristas e filósofos Celtas. Homens e mulheres de grande sabedoria, que muitos acreditavam possuírem poderes místicos e terem uma ligação especial com a natureza, com o mundo espiritual e com os deuses.


Samhaim - A Noite dos Mortos (A Origem Pagã do Halloween)

Entre 31 de outubro e 2 novembro, durante o auge da estação do outono (começo dos dias frios no hemisfério norte), ocorria um dos eventos mais importantes comemorados pelos celtas, o “Samhaim”, a festa dos mortos. Os celtas não acreditavam em céu ou inferno. Para eles existiam apenas o mundo dos vivos e o mundo dos mortos, um lugar feliz, sem fome ou dor. Durante as festividades, os druidas agiam como médiuns nas comunidades, trazendo para os vivos, mensagens de parentes já falecidos.

Uma das crenças mais fortes nesse dia era que a película que separa o mundo dos vivos e o mundo dos mortos deixava de existir, possibilitando por um dia, os mortos andarem entre nós.

Além de acender grandes fogueiras, outro costume dos celtas era durante o Samhaim, deixar alimentos como oferenda para esses espíritos.


All Hallow’s Eve - O Dia de todos os Santos (A adaptação Cristã do Halloween)

No ano de 800 d.C. com a Europa dominada pelo cristianismo, em uma tentativa de tirar a força da festa pagã do Samhaim, o Papa Gregório IV transformou o primeiro de novembro no “Dia de Todos os Santos”, uma festa celebrada universalmente para homenagear os santos reconhecidos pela igreja católica. A festa começava a ser comemorada no dia 31 de outubro, quando as pessoas passavam a noite e a madrugada fazendo a All Hallow’s Eve, (vigília de todos os santos), que séculos mais tarde passaria a ser chamada de “Halloween”. A vigília acontecia porque nessa época, as pessoas acreditavam que as almas dos mortos só alcançariam o paraíso se os vivos rezassem bastante por elas.

Mesmo com os esforços da igreja, o significado pagão da data ainda era vivo na cultura européia. Só que diferente do que acontecia com os celtas, o cristão tinha medo dos mortos e durante o Halloween, grandes fogueiras eram acesas, assim como velas, para manterem os espíritos afastados. Oferendas ainda eram oferecidas, só que agora serviam para que os espíritos malignos não incomodassem os vivos.


Irlandeses - A Chegada da Festa na América

Com a chegada do frio e o final das colheitas, no dia 31 de outubro, existia na Irlanda o costume de durante o Halloween, arrecadar dinheiro para as famílias dos agricultores. As pessoas que não contribuíssem, sofriam travessuras dos filhos dos agricultores (mais tarde, isso seria uma das bases do Trick or Treat).

Fugindo da decadência da Europa, no século XVIII os Irlandeses chegaram aos Estados Unidos, trazendo muitas de suas tradições, entre elas o Halloween.


Halloween – O Dia das Bruxas

De dois séculos para cá, nos Estados Unidos, o Halloween misturou muitas dessas passagens, resultando no que ele é hoje. As crianças se fantasiavam de demônios e fantasmas inspirados nos espíritos que os celtas acreditavam andar entre nós, como uma forma de enganar os adultos e conseguir a oferenda.

O medo dos cristãos de que os espíritos se zangassem, resultou no conhecido “Trick or Treat” (doce ou travessura), ou os adultos davam oferendas (doces) para as crianças fantasiadas ou elas pregariam peças neles.

Hoje a comemoração não se restringe a Europa ou aos Estados Unidos, as fantasias não se restringem à espíritos, e jovens de todas as idades comemoram a festa, aperfeiçoando as travessuras a nível de vandalismo. A data é comemorada com o tradicional passeio em busca de doces, festas caracterizadas ou exibições de filmes de terror. Muitos elementos foram incorporados ao Halloween, como as bruxas, as abóboras, os morcegos e os monstros. Nos países de língua portuguesa, a festa é conhecida como o Dia das Bruxas.


Trick or Treat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.