sábado, 4 de fevereiro de 2012

E a marmota viu a própria sombra...

Na última quinta (02/02), durante o Dia da Marmota, o impensável aconteceu. A marmota Phil, da cidade de Punxsutawney (Pensilvânia), olhou a sua sombra! Para os desavisados, isso significa que o inverno no hemisfério norte está longe de acabar, durando mais 6 semanas.


E tira esse sorriso bobo da cara! Não é só o povo lá de cima que tomou no nabo com essa notícia, esses tempos frios chegarão aqui também. Aproveitem enquanto ainda há calor, porque como diria Ned Stark, o inverno está chegando....

Whata?

O Dia da Marmota (2 de Fevereiro) é uma antiga tradição alemã, praticada nos USA e no Canadá desde o século 19 (na Europa, o evento envolve outros animais, como os ursos e texugos).

Milhares de pessoas se reúnem para testemunhar o momento em que a marmota acorda depois de longos meses de hibernação e sai da toca. Se estiver um dia ensolarado e ela olhar a própria sombra, o roedor se assusta e volta para a toca, o que significa que o inverno será rigoroso e prolongado. Caso a marmota não se assuste com a própria sombra, obviamente a primavera chegará mais cedo.


O Feitiço do Tempo

Um dos meus filmes preferidos de infância, O Feitiço do Tempo (Groundhog Day), é ambientado nesse simpático dia. Na história, Bill Murray é Phil (sim, o mesmo nome da marmota), um repórter frustrado que todos os anos cobre (contra a sua vontade) o Dia da Marmota.


Só que para o pesadelo do repórter, uma mágica o prende para sempre no dia 2 de fevereiro, fazendo com que o Phil acorde sempre nessa mesma data. O filme mostra as tentativas frustradas do repórter em desfazer o feitiço.


Winter is Coming...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.