segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia de São Jorge

23 de abril é o dia do mais macho dos santos católicos, o guerreiro São Jorge (para se ter uma idéia, seu feito mais famoso foi ter matado um dragão). A lenda de São Jorge se mistura bastante com a lenda do guerreiro mitológico escandinavo Siegfried, também conhecido pela sua perícia em combate, determinação e por ser um exímio assassino de dragões. Sendo assim, como muitos dos elementos da mitologia cristã que foram incorporados de outras mitologias, é bem possível que o santo e o guerreiro viking sejam duas faces da mesma divindade.

Na lenda cristã, Jorge foi um capadócio que ainda cedo ingressou no exército romano e rapidamente ganhou notoriedade devido a sua força de vontade, disciplina, habilidade e bravura. Promovido à capitão, Jorge jamais abandonou os princípios cristãos de fraternidade, buscando sempre auxiliar os necessitados. Infelizmente, nessa mesma época o imperador Diocleciano reabilitou velhas tradições romanas e promoveu uma grande caçada de sangue aos cristãos. Jorge foi torturado em uma tentativa de fazer o guerreiro renegar a própria fé, o que obviamente não aconteceu. Os romanos percebendo que torturas físicas e psicológicas não surtiriam efeito no guerreiro, o assassinaram no dia 23 de abril de 303.

O famoso feito contra o dragão e o resgate da princesa (muito semelhante ao que Siegfried fez com Brunhilde) seria inserido na lenda durante a idade média. Cronologicamente, Jorge já havia sido nomeado capitão nas legiões romanas quando essa batalha aconteceu. 


São Jorge é o santo padroeiro da Catalunha, de Portugal e principalmente da Inglaterra, cuja identificação com o santo era tamanha, que a bandeira do país é a cruz vermelha de são Jorge com o fundo branco.  

Brados como "por São Jorge!" eram frequentemente gritados em campos de batalha ingleses, e como os ingleses nunca perderam a chance de sair na porrada com alguém, vocês podem imaginar como as bençãos do santo guerreiro foram invocadas no último milênio. O próprio discurso de Henrique V na épica batalha de Azincourt, imortalizado por Shakespeare, demonstra esse poderoso vínculo do povo inglês com o seu santo protetor:

 'Once more unto the breach, dear friends... for God, for Harry, for England and Saint George!'  

São Jorge representa acima de tudo, determinação e fidelidade, já que em vida, mesmo nas situações mais adversas e desesperançosas, ele permaneceu leal aos seus princípios. E morreu por eles.  

Por essa razão, o santo também é o padroeiro do time de futebol que possui a torcida mais "Fiel" de todas, o meu amado Sport Club Corinthians Paulista. E por esse motivo, eu resolvi prestar minha homenagem com esse post à São Jorge Guerreiro no dia de seu nome. Que em horas de desespero, ele nos abençoe com a mesma bravura e determinação que teve em vida.


"... Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge, para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, e nem em pensamento eles possam ter para me fazerem o mal, armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças quebrarão sem meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem"...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.