domingo, 31 de outubro de 2010

Filhos do Halloween - Lendas e Personagens inspirados no Dia das Bruxas

Jack-o-Lantern

O maior símbolo do Halloween é a abóbora oca, com furos e uma vela acesa dentro. Essa lenda de origem Irlandesa começou com um homem beberrão e trapaceiro chamado Jack, que fazia pactos com o diabo.

Só que o Jack era muito esperto e sempre dava um jeito de passar o diabo para trás. Para se ter uma idéia, durante um Halloween, Jack precisava de dinheiro para pagar uma noite de bebidas e pediu para o diabo se transformar em uma moeda. O diabo fez isso, acreditando que com esse simples favor levaria a alma do Jack na mesma noite. Só que o Jack foi mais esperto, depois de pagar pela happy hour, pegou a moeda de volta e a colocou em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, impedindo o diabo de retornar a sua forma verdadeira. Jack fez o diabo jurar que não levaria a sua alma e só depois libertou a criatura. Situações semelhantes a essa se repetiriam em muitos dias 31 de outubro na vida de Jack.

Anos depois, quando o Jack morreu, sua entrada no Céu foi recusada devido a uma vida de pecados e principalmente por ter feito pactos com o Diabo. No inferno Jack também não foi aceito. Muito chateado com os truques do Jack, o diabo temia ser enganado novamente pelo trapaceiro.

Com isso, Jack foi condenado a passar a eternidade vagando pelo limbo, o mundo dos espíritos. Com pena da alma penada, o diabo jogou para o Jack uma brasa para que ele iluminasse seu caminho no limbo. Para que a chama durasse bastante, Jack colocou ela dentro de um nabo. Para a surpresa do espírito, a chama dentro do nabo nunca se apagaria! Por causa disso, ele ficou conhecido na Irlanda como Jack-o-lantern.

Séculos mais tarde, quando os Irlandeses chegaram nos Estados Unidos, substituíram o nabo pela abóbora, por uma questão de praticidade.

Então, no dia das bruxas, quando o mundo dos espíritos e o mundo dos vivos se tornam um só, se você ver um homem vagando sem rumo carregando uma abóbora acesa, se trata da alma de Jack-o-lantern, o homem que enganou o diabo.


Michael Myers

Michael Myers é o serial killer da série de filmes “Halloween”, criada por John Carpenter. Na série original, Michael era uma criança de boa família, amada pelos pais e acima de qualquer suspeita.

Tudo mudou na noite de Halloween de 1963, com apenas seis anos de idade, Michael assassinou sua irmã mais velha a facadas e foi internado no sanatório de Smith´s Grove.

15 anos depois, no dia 30 de outubro de 1978, Michael foge do sanatório em busca da sua irmã mais nova, Laurie Strode. Começaria na noite de Halloween de 1978, uma longa lista de assassinatos, que só cessariam em 2001, quando Myers finalmente morreu. Ou não.

Dr. Loomis, psiquiatra responsável por cuidar do Michael quando este estava internado, classificou o serial killer da seguinte maneira: “Eu o conheci há 15 anos, não lhe restava nada. Nem razão... nem consciência, nem compreensão. Nem o simples sentido de vida ou morte. Do bem ou mal. Certo ou errado. Conheci este...garoto de 6 anos... com seu rosto pálido e sem emoção... E com olhos muito escuros, os olhos do demônio. Passei 8 anos tentando entendê-lo. Depois mais 7 anos tentando mantê-lo trancado... porque vi que o que vivia atrás dos olhos daquele garoto era simplesmente... o mal.”.

Myers é um assassino frio, silencioso e sutil, que geralmente mata suas vitimas desprevenidas, usando uma faca. Também é extremamente resistente, sobrevivendo a condições fatais para um ser humano comum. Na idade adulta, ele nunca apareceu sem estar usando uma máscara.

Após a fuga do Michael, Dr. Loomis dedicou o resto da sua vida a neutralizar o assassino até acabar morrendo carbonizado em uma das tentativas de matar o Michael.


Jack Skellington

Criado por Tim Burton, Jack Skellington do filme "O Estranho Mundo de Jack" (The Nightmare Before Christmas) é o rei da cidade do Halloween, uma cidade onde todos os moradores têm a função de assustar os humanos durante a festa do dia das bruxas.

Apesar do sucesso profissional, ele se lamenta com sua rotina e sente falta de algo mais.

Um dia ele entra numa floresta onde todas as árvores são portas para reinos que servem a alguma festividade dos humanos, e acaba encontrando o reino do Natal. Impressionado com tanta beleza e bondade, ele arma o plano de raptar o Papai Noel e fazer um Natal a seu gosto. Jack consegue persuadir os habitantes a ajudá-lo. Só que seus presentes são todos a seu modo: feios e assustadores. A única a perceber que a idéia de Jack não terminaria bem foi a Sally, uma moradora da cidade do Halloween que é apaixonada por Jack.


Com esse post eu encerro os artigos sobre o dia das bruxas. Espero que vocês tenham gostado ou aprendido alguma coisa.

Cuidado com os estranhos que vierem puxar assunto com vocês hoje, eles podem não pertencer a esse mundo. Fora isso, desejo que tenham todos uma noite mágica e um feliz Halloween!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.