sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Crônicas da Tormenta (Resenha)

Há muitos anos, na época da saudosa revista Tormenta, éramos presenteados bimestralmente com bons contos ambientados no mundo de Arton. E desde aquela época, existia uma vontade coletiva de que esses contos fossem reunidos em um livro. Com o tempo, infelizmente, a revista Tormenta parou de ser publicada, o que acabou reforçando ainda mais o desejo dos leitores em ver uma compilação trazendo essas tão queridas histórias.



Mais de uma década depois, Tormenta ganhou novos colaboradores, o cenário engordou com riquíssimos materiais e uma enxurrada de publicações que não se limitavam ao RPG (incluindo uma trilogia de romances e histórias em quadrinhos). E mesmo assim, a necessidade de resgatar aquele passado glorioso ainda era compartilhada pelos fãs.

Ano passado, finalmente foi publicado As Crônicas da Tormenta: Antologia de Contos, reunindo muitos nomes já consagrados na literatura fantástica nacional, bem como colaboradores de longas datas do cenário.

A obra, além de resgatar contos antigos, acaba sendo uma demonstração dos mais variados pontos de vista sobre a vida em Arton, do espirituoso pirata fanfarrão caçador de tesouros à elfa adolescente tentando se consagrar como barda.

Dentre os novos contos que se destacam, temos a fatalista História de Herói, de Leonel Caldela. Até aí nenhuma novidade. Estamos falando do escritor da Trilogia da Tormenta que também assinou a maioria das publicações do cenário lançadas desde 2007. Se tem um escritor que entende Arton e se sente em casa escrevendo sobre o mesmo, esse alguém é o Leonel.


Os dois melhores contos do livro ficam por conta dos escritores Raphael Draccon com Hedryl, uma épica e sanguinolenta história de vingança, e Leandro Radnak, com o fantástico suspense Lua das Trevas.

Ainda temos os competentes Ária Noturna, uma emocionante história de piratas escrita por Marlon Teske, O Perfil do Escorpião, um surpreendente conto ambientado no Deserto da Perdição, escrito por ninguém menos do que Rogério Saladino (um dos criadores do cenário) e o arrepiante Teopatia, uma incrível e caótica viagem na mente de um psicopata, escrita pelo genial (e um pouco assustador...) Remo Disconzi.

Ana Cristina Rodrigues assina Canção para Duas Vozes, Douglas MCT (escritor da saga Necrópolis) assina o suspense Revés, Cláudio Villa assina O Último Golpe de Javelin e ainda temos O Roxinol e os Espinhos, também escrito por Remo Disconzi.


Direto do túnel do tempo, mais precisamente das páginas da revista Tormenta, temos os consagrados contos Ressurreição, de Leonel Caldela, O Vingador de Aço, de Marcelo Cassaro, Arautos da Guerra (o melhor conto oficial já escrito sobre Arton) de Antônio Augusto Shaftiel e O Cerco, de JM Trevisan, que também é o organizador do livro.

De um modo geral, Crônicas da Tormenta é uma boa antologia e correspondeu as expectativas de quem há muito tempo aguardava reencontrar essas histórias. Uma leitura obrigatória para mestres e jogadores de Tormenta. 

Em relação aos materiais inéditos, é uma pena que o editor tenha se preocupado mais em reunir bons nomes do que  em reunir bons contos. O livro poderia ser ainda melhor.

Nota: ★★★☆☆

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.